Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviço de Saúde
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 11h52 | Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 13h16 | Acessos: 1780

 SERVIÇO DE SAÚDE

O Serviço de Saúde preocupa-se com a higidez dos militares do Exército, em combate ou não. As organizações militares possuem uma Seção de Saúde, com médicos, dentistas e enfermeiros, onde tem início o apoio médico-odontológico. Os hospitais gerais e os de guarnição acolhem os enfermos mais graves, dando prosseguimento à sua recuperação e evacuação, até ao Hospital Central do Exército. Os profissionais de carreira passam pela Escola de Saúde do Exército, no Rio de Janeiro.

O Sistema de Saúde do Exército, responsável por prover assistência médico-hospitalar a militares e seus dependentes seja em tempo de paz ou de guerra, também possui como encargos a seleção dos que vão compor o corpo de médicos, odontólogos e farmacêuticos; a manutenção do material de saúde e a medicina preventiva para seus beneficiários. É estruturado em 545 seções de Saúde instaladas em organizações militares da Força; 28 postos médicos de Guarnição; 04 policlínicas militares; 11 hospitais de guarnição; 06 hospitais-gerais; 06 hospitais militares de área e ainda o Hospital Central do Exército.
 
Ainda devem ser destacados a Escola de Saúde do Exército, encarregada da formação de pessoal de Saúde; o Instituto de Biologia do Exército, das pesquisas biológicas; e o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército, da produção de medicamentos.

A estrutura é complementada pelo Fundo de Saúde do Exército, que efetiva contratos e credenciamentos com organizações civis e profissionais autônomos da área de Saúde.

Inovações na área médica

Foram criados, nos últimos anos, nas diversas organizações militares de Saúde, serviços de neonatologia, unidades de tratamento intensivo, unidades coronarianas, centros de recuperação cardiológica, entre outros. Também foram adquiridos equipamentos de tecnologia de ponta, capacitando as organizações militares de saúde (OMS) a realizar microcirurgia oftalmológica, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, endoscopia, densitometria óssea, ressonância magnética e medicina nuclear.

O avanço tecnológico permitiu, ainda, o uso da telemedicina para elaboração de diagnóstico a distância.

O Serviço de Saúde do Exército efetua, anualmente, mais de cinco milhões de atendimentos.

Sempre a missão de salvar!

registrado em:
Fim do conteúdo da página